Ciência muito nova, tratando de problemas ante os quais não é fácil assumir atitudes objectivas, a Sociologia ainda se encontra em fase de arriscadas hipóteses e acaloradas controvérsias. As divergências entre as múltiplas interpretações e doutrinas estendem-se à própria linguagem empregada pelos autores mais acalados. E daí as frequentes confusões e dúvidas experimentadas pelos que se iniciam no conhecimento das respectivas questões.
É principalmente para vir em auxílio de tais estudiosos que Eva Maria Lakatos, muito convenientemente, lança o livro intitulado Sociologia Geral. Aproveitando a experiência de valiosos esforços da indagação e vários anos de docência no ensino superior, essa pesquisadora e professora apresenta uma obra que vem atender, de maneira satisfatória , às aludidas didáctica, as principais teorias e directrizes adotadas em nossos dias, explicando com inteira fidelidade os pontos de vista dos líderes consagrados. Trata-se de árdua tarefa, que somente poderia levar a cabo uma especialista de invejável capacidade de trabalho e de espírito lúcido e desapaixonado.
Não se limita a Dr.ª Maria Lakatos a sintetizar com acerto as doutrinas, mas esmera-se em apontar a significação (ou significações) em que são tomadas as palavras-chave utilizadas pelos mais influentes defensores das diversas escolas. E, como não poderia deixar de ser, aponta as soluções para os problemas cruciais da máteria, disso se desincumbindo com exemplar isenção de ânimo.
Sociologia Geral, portanto, além de dar o exemplo de atitudes despidas de dogmatismos ou sectarismos, proporciona as informações básicas indespensáveis a quantos seriamente tencionam empenhar-se nos estudos referentes à estrutura e mudanças das sociedades.
