1 - TÍTULO: FACTORES DE RISCO PARA OCORRÊNCIA DE LIPOTIMIA NOS ESTUDANTES DO INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO SOL NASCENTE, HUAMBO.
RESUMO
Lipotimia e síncope, também conhecida como desmaio, caracteriza-se como uma breve perda de consciência devido à diminuição do fluxo sanguíneo para o cérebro, o que nos faz perder a consciência total ou parcialmente. Dentro desta perspectiva, constitui objecto desta investigação a identificação da associação entre as variáveis clínicas que podem contribuir na ocorrência de lipotimias nos estudantes do ISPSN, com as idades entre os 18 e 35 anos de idade, e desenvolver um modelo de estudo predictivo para determinar a associação causal entre variáveis independentes e a ocorrência de lipotimia como variável dependente. Este projecto, classificado como uma pesquisa observacional analítica, nos possibilitará alcançar um nível “aceitável” de conhecimentos sobre a lipotimia, que deverá abranger todos os incluídos, com possibilidade de ser “um caso” no Instituto Superior Politécnico Sol Nascente, assim como identificar as principais doenças associadas, possíveis factores de risco, predição e de protecção de lipotimia. Com um tamanho da amostra de 150 estudantes, realizar-se-á um inquérito para obter informações detalhadas sobre histórico médico, estilo de vida, condições de estudo e exames clínicos para recolher dados médicos relevantes. Os dados recolhidos serão submetidos a análises estatísticas, utilizando técnicas de análise descritiva, análise de correlação, modelos de regressão, análise de variância (ANOVA) e análise predictiva entre outras técnicas estatísticas relevantes de acordo com a natureza dos dados. Pretende-se, com a realização desta investigação, a divulgação dos resultados em revistas científicas nacionais e internacionais, bem como fornecer informações relevantes para a tomada de decisão institucional em relação a este fenómeno, assim como a utilização destes para fomento da relação entre a teoria e prática para os estudantes dos cursos de saúde e interessados.
OBJECTIVOS
Geral: Identificar a associação entre as variáveis clínicas e socioambientais que podem contribuir para a ocorrência de lipotimias nos estudantes do ISPSN com as idades compreendidas entre os 18 e 35 anos de idade e desenvolver um modelo de estudo predictivo para determinar a associação causal entre variáveis independentes e a ocorrência de lipotimia como variável dependente.
Específicos:
RESULTADOS ESPERADOS
Após a realização da pesquisa, espera-se:
EQUIPA DE INVESTIGAÇÃO
PRAZO DE EXECUÇÃO:
O presente projecto de investigação prevê a duração de 5 meses.
2 - TÍTULO: ESPAÇOS DE RESISTÊNCIAS E MEMÓRIAS DE GUERRA.
RESUMO
O presente projecto, intitulado “Espaços de resistências e memórias de guerra”, visa contribuir para o estudo e a preservação dos espaços de resistência e a construção da memória de guerra da época colonial e pós-colonial. Neste sentido, abordar os espaços de resistências e memórias implica olhar para eles como lugares de interação social, de identidades construídas colectivamente, onde o público e o privado se encontram e divergem, em função do significado que cada povo pode atribuir ao mesmo, dependendo da história cultural de seus membros. Partindo desse pressuposto, considera-se importante a promoção do conhecimento destes espaços de resistência e memórias de guerra, visando a sua preservação, frequência para actividades de estudo, turismo e lazer. Esta proposta de investigação caracteriza-se como qualitativa com abordagem sócio-histórica e político-analítico, que elege como universo populacional os habitantes da província do Huambo, concretamente dos municípios do Huambo, Chicala Cholohanga, Caála, Bailundo e Londuimbali, e a amostra refere-se às autoridades tradicionais, bem como as comunidades dos respectivos locais seleccionados para a pesquisa. A presente investigação pretende contribuir no fomento do conhecimento dos espaços de resistência e memórias de guerra da província do Huambo, enfatizando uma maior e melhor preservação dos locais de resistência e memórias de guerra e no aproveitamento destes espaços para fins de estudo, turismo e lazer.
OBJECTIVOS
Geral: Capitalizar os espaços de resistência e memórias como instrumento de identidade cultural, pertença, turismo e educação.
Específicos:
RESULTADOS ESPERADOS E APLICABILIDADE
Enquanto resultados espera-se alcançar:
EQUIPA DE INVESTIGAÇÃO
PRAZO DE EXECUÇÃO
O presente projecto está previsto a ser executado em 6 meses distribuídos por 4 etapas.
3 - TÍTULO: Kwenda: Análise do Impacto do Programa de Fortalecimento da Protecção Social na Melhoria da Condição de Vida dos Beneficiários nos municípios do Londuimbali e Mungo.
RESUMO
O presente trabalho trata de analisar o impacto do Programa de Fortalecimento da Protecção Social KWENDA na melhoria das condições de vida das famílias cadastradas e já beneficiadas. O KWENDA faz parte da vida dos cidadãos angolanos desde Maio de 2020, data em que foi lançada a fase piloto. Volvidos quase quatro anos, é hora de saber-se o que de facto mudou na vida das famílias com as acções do Kwenda, tendo como ponto de partida a seguinte pergunta: em que medida o programa KWENDA tem melhorado as condições de vida das famílias seleccionadas, desde Maio de 2020? Como se pode ver, trata-se de um projecto que visa aferir, sobretudo a partir dos depoimentos dos beneficiários, a contribuição do Programa KWENDA na melhoria da condição de vida dos agregados familiares abrangidos. Por uma questão de economia de recursos, o projecto terá como população os beneficiários dos municípios do Londuimbali e Mungo, ambos da província do Huambo. Trata-se, por isso, de um projecto relevante, na medida em que busca contribuir para a melhor compreensão dos impactos socioeconómicos do programa e, eventualmente, na melhor formulação (por parte dos policy makers) de futuros programas com o mesmo pendor. Tal pretensão será concretizada com recurso às seguintes técnicas: inquérito, entrevistas aos beneficiários e autoridades locais e observação directa. Com o projecto pretendemos trazer ao de cima a real contribuição do Programa KWENDA nas vidas das famílias contempladas; entender se de facto as famílias selecionadas são as mais adequadas possível para o alcance do objectivo estabelecido nos documentos que regulam o programa; compreender se a medida adoptada pelo executivo é compatível com o tipo de pobreza experimentada pelas famílias; sugerir a melhor metodologia de execução do programa, com vista a responder aos desafios dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e do Plano de Desenvolvimento Nacional, doravante ODS e PDN, respectivamente.
OBJECTIVOS
Geral: Avaliar o impacto do Programa de Fortalecimento da Protecção Social (KWENDA) na qualidade de vida dos cidadãos beneficiados dos municípios de Londuimbali e Mungo.
Específicos:
RESULTADOS ESPERADOS E APLICABILIDADE
Pretende-se que no final desta investigação seja:
EQUIPA DE INVESTIGAÇÃO
PRAZO DE EXECUÇÃO
O presente projecto de investigação será executado em 5 meses, estando dividido por 3 etapas.
4 - TÍTULO: ACTUAÇÃO DOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS NA EDUCAÇÃO EM ANGOLA: DA AGENDA POLÍTICA À IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMAS E PROJECTOS, PROJECTO DE INVESTIGAÇÃO.
RESUMO
A actuação de organismos internacionais vem sendo tema recorrente no debate contemporâneo sobre os limites e as possibilidades de actores dos mais diferentes matizes intervirem na elaboração, implementação e avaliação de políticas educacionais. Nesse âmbito, dentre alguns dos organismos internacionais que tradicionalmente se destacam, estão a UNESCO, a OCDE e o Grupo Banco Mundial. Tendo esse panorama como pano de fundo, a presente proposta de investigação tem como problemática a actuação do Grupo Banco Mundial no campo da Educação, colocando em destaque o caso de Angola, no que toca à relação entre as políticas nacionais deste país e as orientações macropolíticas do banco para o conjunto de seus signatários. Assim, o projecto de investigação busca compreender a actuação dos organismos internacionais na educação em Angola, através da análise dos projectos e programas implementados com a assistência financeira e técnica do Grupo Banco Mundial. A investigação caracteriza-se como qualitativa, com viés descritivo e histórico-analítico, fundamentada na análise documental e bibliográfica. A investigação pretende contribuir na compreensão da influência dos organismos internacionais, concretamente do Grupo Banco Mundial na indução ou transferência de programas e projectos educacionais num país do Sul Global, marcado pela vulnerabilidade social, acesso deficitário à educação e fraca eficiência do sistema de ensino.
OBJECTIVOS
Geral: Compreender a actuação dos organismos internacionais na educação primária e formação de professores em Angola, através da análise dos projectos e programas implementados com a assistência financeira e técnica do Grupo Banco Mundial, tendo em vista o desafio da democratização do acesso à educação e melhoria da qualidade de ensino.
Específicos:
programas educacionais para Angola.
RESULTADOS ESPERADOS E APLICABILIDADE
Os resultados desta proposta de investigação e sua potencial aplicabilidade são descritas nas seguintes:
Potenciais resultados:
Aproveitamento dos resultados, Formas e meios de divulgação
EQUIPA DE INVESTIGAÇÃO
Thiago Rodrigo Fernandes da Silva Santos
Chocolate Brás
PRAZO DE EXECUÇÃO
O presente projecto tem a duração de 3 meses e será executado em 3 etapas.
5 - TÍTULO: ACTORES NÃO ESTATAIS NA EDUCAÇÃO ANGOLANA: AGENDAS, CONFIGURAÇÃO E ACTUAÇÃO.
RESUMO
Os actores não estatais, sejam fundações, bancos, organizações sem fins lucrativos, corporações multinacionais, organizações não-governamentais, movimentos populares, associações cívicas ou profissionais, têm vindo a se constituir como elementos fundamentais no auxílio ao cumprimento do papel dos Estados ao nível global. No contexto educacional, a UNESCO reconhece, no Relatório de Monitoramento Global da Educação de 2022, que os actores não estatais também são actores importantes no financiamento da educação, seja através da oferta de matrículas, de domicílios familiares, de mecanismos de mercado, seja de parcerias público-privadas. Partindo desse pressuposto, o presente projecto de investigação tem como objecto os actores não-estatais que actuam na educação, analisando as suas agendas, configurações e as formas de actuação no contexto da República de Angola. A investigação justifica-se considerando que são ainda escassos os estudos sobre o papel das instituições de filantropia nas reformas educacionais nos países em desenvolvimento, como é o caso de Angola. Deste modo, busca-se realizar um mapeamento dos actores não-estatais nacionais e/ou internacionais que actuam no contexto da educação angolana, caracterizando-as no quadro do objectivo estratégico do Estado angolano de democratizar o acesso à educação e melhorar a eficiência do sistema de educação e ensino, considerando o contexto socioeconómico do país. Trata-se de uma investigação enquadrada no domínio das pesquisas qualitativas com carácter descritivo e histórico-analítico, fundada na análise documental e bibliográfica. A investigação pretende contribuir para a identificação das instituições filantrópicas na educação angolana, visando apontar as agendas subjacentes na sua missão, as suas configurações, através da análise dos seus apoiantes e mantenedores, bem como da linha de orientação da sua actuação.
OBJECTIVOS
Geral: Realizar um mapeamento dos actores não-estatais nacionais e/ou internacionais que actuam no contexto da educação angolana, caracterizando-as no quadro do objectivo estratégico do Estado angolano, e, também, pela demanda cidadã de democratizar o acesso à educação e melhorar a eficiência do sistema de educação e ensino, haja vista para as funções da educação.
Específicos:
RESULTADOS ESPERADOS E APLICABILIDADE DA INVESTIGAÇÃO
Os resultados desta proposta de investigação e sua potencial aplicabilidade são descritas nas seguintes:
Potenciais resultados:
Aproveitamento dos resultados, Formas e meios de divulgação
EQUIPA DE INVESTIGAÇÃO
Isaac Pedro Vieira Paxe
Chocolate Adão Brás
PRAZO DE EXECUÇÃO
O presente projecto tem a duração de 4 meses e será executado em 5 etapas.