Há 102 anos, em Caxicane, município de Icolo e Bengo, nascia António Agostinho Neto, um dos heróis da nação, aquele que soube interpretar o uso contextual da caneta e da arma como meios e instrumentos para libertação da pátria.
Com um percurso de vida inspirador, partiu cedo para a então metrópole em busca de formação. Fez parte de uma perspicaz e corajosa geração de estudantes que impulsionou a independência dos países da África lusófona.
De regresso a Angola, liderou movimentos cívicos, políticos e de libertação nacional, denunciando e lutando contra o colonialismo. Foi preso e desterrado pela PIDE, cumprindo a pena em Tarrafal, Cabo Verde, pelo seu envolvimento nas causas mais nobres da pátria.
Aos 11 de Novembro de 1975, proclamou a Indepência de Angola, passando a ser considerado o Fundador da Nação. O seu Legado como Político, Escritor e Médico há-de ser estudado por muitas gerações.
"Não basta que seja pura e justa a nossa causa. É necessário que a pureza e a justiça existam dentro de nós". António Agostinho Neto.
O que tem a dizer sobre o dia do Herói Nacional? Deixe a sua opinião nos comentários!
Saiba tudo sobre o ISPSN em http://www.ispsn.org
#InstitutoSuperiorPolitécnicoSolNascente
#AEscoladoHuambo #InovaçãoeLiderança
#AntónioAgostinhoNeto #HeróiNacional #Angola